PREFEITURA COMPRA RESPIRADOR PULMONAR PARA REDE DE SAÚDE

Informamos a toda população santacruzense que na última terça-feira , 05 de maio, chegou um respirador pulmonar adquirido para nosso Departamento de Saúde.
Trata-se do primeiro respirador que nossa cidade já teve. É um respirador Microtak 920 da Takaoka, chamado de respirador de resgate. Ele pode ser usado tanto para se manter um paciente em ventilação mecânica em um local fixo, como para se fazer o transporte de pacientes em casos graves. Tem grande importância caso seja necessário entubar algum paciente em estado grave na nossa Rede de Saúde e poder transportá-lo para algum hospital. No caso da pandemia do Covid-19, nossas referências são as cidades de Leme e Piracicaba no momento, e com o respirador pulmonar evitamos riscos caso se tenha que aguardar leitos de UTI, por exemplo.
O respirador pulmonar foi adquirido com o custo de R$28.000,00 (vinte e oito mil reais), sendo que os recursos para a compra vieram da seguinte forma: R$10.000,00 (dez mil reais) do Governo do Estado para combate a pandemia, R$10.000,00 (dez mil reais) do Tribunal de Justiça de Leme oriundo de multas e penas pecuniárias e R$8.000,00 (oito mil reais) de cessão onerosa (repasses federais a prefeitura referentes a exploração do pré-sal).
Assim, seguimos melhorando Rede de Saúde e combatendo a pandemia na nossa cidade.
Informação do Departamento de Saúde
Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Bem-estar Social