Cerimônia de entrega de Título de Cidadã Santacruzense pela Câmara Municipal

Ontem, a Sra. Mercedes Rocha da Conceição recebeu o Título de Cidadã Santacruzense. O título conferido foi de autoria do Presidente da Câmara Felippe Lourenço Oliveira Coelho e aconteceu nas dependências do Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de seus familiares e amigos
A Mesa foi formada pela homenageada, pelo Secretário da Câmara Municipal Vereador Marcos Gagheggi Madeira, pelo Presidente da Câmara Felippe Lourenço Oliveira, pelo Vice-Presidente da Câmara Vereador Antonio Donizeti Roverssi Ferreira dos Santos e pela Prefeita Municipal Patrícia Capodifoglio Landgraf

Uma linda homenagem de suas Alunas:
Viver deu nisso….
90 anos de existência….
Volta 3 vezes para esta cidade…..e de repente quem diria! Tornou-se a mais jovem santacruzense pelo grande mérito de um trabalho voltado para a educação onde pairava o amor, a cidadania, o patriotismo e até a arte. Uma grande paixão aconteceu entre Dona Mercedes e seus alunos e cidadãos. Seu sorriso acolhedor de mãe, amiga, companheira e educadora que consegue ver a alma de cada um que passa por ela.
Este é o motivo pelo qual recebeu o título de “Cidadã Santacruzense”
Esse mérito lhe foi concedido pela sua dignidade e ajuda que deu na formação do caráter de muitos santacruzenses.
Obrigada…..

Porque o título
Com a chegada da Professora, Dona Mercedes em Santa Cruz da Conceição em 1956 e consequentemente na E.E. Dr. Luiz Narciso Gomes, grandes mudanças aconteceram tanto na área social e cultural (juntamente com a Prof. Aparecida Taufic, já falecida|). Nova postura dos alunos em relação à família, colegas, escola e município. Trouxe a família para dentro da escola, acontecendo assim o envolvimento tão importante até os dias de hoje: Escola=família; família=escola.
Esse envolvimento era feito através de momentos sociais como: teatro, danças, festas (dias das mães, pais, festas juninas com danças típicas e quadrilhas).
O civismo era marcante através de hasteamento da Bandeira do País. Cantava-se o hino nacional com amor e muito respeito, pois ela transmitia isso, com sua própria postura e atitudes.
Na semana da criança havia pic-nic no sítio da D. Tereza Francisco com toda a escola que na época eram 4 classes apenas. Iam os alunos e professores a pé e durante a caminhada aprendiam o respeito e amor à natureza! Durante a permanência havia gincana e apresentação de danças, cantigas, poesias, etc. e momento de agradecimento à D. Tereza tudo com fundo pedagógico.
Os laços santa-cruzenses são tão fortes que ela tem um filho da terra: Willians José da Conceição, casado com uma santa-cruzense Glaucia Maria Pinheiro da Conceição.
Em 2017 deu aula como voluntária no Centro de Assistência Social, alfabetizando adultos.
Entre idas e vindas está em Santa Cruz da Conceição há 16 anos.
Quando voltou de Santos disse que tinha uma ligação espiritual com a cidade e que laços muito fortes a trouxeram para cá.